Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano

O objetivo nessa fase é dar continuidade ao desenvolvimento das competências e habilidades já adquiridas, intensificando a aquisição do conhecimento específico das várias áreas do conhecimento.

Dessa forma, lida com situações novas e inesperadas, aguçando sua criatividade e seu poder de resolver problemas. A convivência com seus pares é orientada para que consiga estabelecer relações de amizade saudáveis, buscando sempre o respeito ao próximo.

Neste segmento, o aluno é estimulado à pesquisa, à atuação no grêmio, eleição de representantes de sala, exercendo desde cedo a cidadania, à participação em atividades integradas, olimpíadas e concursos diversos para os quais são preparados em todas as disciplinas com atividades de aprofundamento de conteúdos e em vários projetos oferecidos pela escola.

Diferenciais Curriculares

  • Ensino Religioso – 6º a 9º ano. Aula semanal que trabalha a religiosidade, tendo como conteúdo os valores cristãos universais.
  • Desenho Geométrico (D.G.) – 6º a 9º ano
  • Organização e Método de Estudo (O.M.E.) – 6º e 7º anos – Aula semanal ministrada pela Orientadora Educacional, tendo como objetivo fomentar a organização e métodos de estudo.

Atividades diferenciadas

Projetos de Extensão – Parceria PUC-Campinas

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELO SEGMENTO

Coordenador Pedagógico

Antonio Baraçal Prado Júnior

Orientadora Educacional

Luciana Levanteze de Burgos Machado

 

CLIQUE ABAIXO PARA VER AS LISTAS DE MATERIAL 2019.

6º ANO

7º ANO

8º ANO

9º ANO

 

LIVRARIAS PARCEIRAS

SARAIVA e SICILIANO S/A

Avenida Iguatemi, 777 – 2º piso

Vila Brandina – Campinas/SP

Telefone loja: 19.3751-1730

Site: www.saraiva.com.br

MODELO LIVRARIA e PAPELARIA

Avenida Francisco Glicério, 1293

Centro – Campinas/SP

Telefones Loja: 19.3235-3977 / 19.3305-4002 / 19.3305-4003

e-mail: modelopl@terra.com.br

Site: modelopapelariaelivraria.com.br

PAPELARIA CASTELO

Rua Oliveira Cardoso, 346

Castelo – Campinas/SP

Telefones Loja: 19.3284-2323

e-mail: vendas@papelariacastelo.com.br

Site: papelariacastelo.com.br

 

SISTEMA DE PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ACORDO COM O REGIMENTO ESCOLAR

Do Sistema de Promoção

Artigo 63 – O aluno é considerado promovido, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental  até a 3ª série do Ensino Médio para o ano/ série subsequente se, ao final do ano letivo:

Parágrafo único: Se obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) em todos os componentes curriculares e frequência superior a 75% das horas totais, sendo que a nota anual de cada componente curricular é obtida a partir da soma das médias bimestrais dividida pelo número dos bimestres (4), conforme artigo 60 ou for deferido pedido de recurso endereçado à autoridade competente.

Do Sistema de Retenção

Artigo 64 – Após o processo de Recuperação do 4º. Bimestre, será analisada a média anual obtida e considerado retido o aluno que obtiver nota inferior a 6 (seis), em quatro ou mais componentes curriculares.

  • 1º: Os casos específicos serão avaliados pelo Conselho de Classe/Ano/Série que emitirá um parecer quando o aluno obtiver média 5,0 (cinco) em até 3 componentes curriculares, considerando a frequência durante o ano letivo, a participação e o comprometimento durante as aulas e nas recuperações bimestrais, o domínio dos conteúdos mínimos necessários para o ano/ série seguinte;
  • 2º – A nota do aluno considerado aprovado pelo Conselho de Ano/série será alterada para a nota 6 (seis) indicando sua promoção e o registro deverá constar no boletim do aluno.

Artigo 65 – É considerado retido o aluno que apresentar frequência inferior a 75% do total das aulas, independente das notas obtidas.

Do Processo de Recuperação

Artigo 66 – O aluno com nota inferior 6,0 em cada componente curricular, são submetidos a estudos de recuperação bimestral (contínua e paralela), durante os quatro bimestres do ano letivo.

I – A recuperação contínua é feita na própria sala de aula, no decorrer de cada período letivo, a partir das dificuldades observadas pelo professor

II – A recuperação paralela, realizada em período diverso, é oferecida para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, dentro de cada bimestre, tão logo se esgotem as potencialidades do processo ensino-aprendizagem e recuperação contínua.

Artigo 67 – A recuperação se realiza mediante:

I – programação de acordo com a avaliação diagnóstica das dificuldades do aluno;

II – utilização de tarefas complementares sob a forma de ensino individualizado;

III – aulas extras para grupos de alunos, conforme as dificuldades diagnosticadas;

IV – uso de estratégias de ensino motivadoras, inovadoras e adequadas ao que se quer ensinar;

V- Avaliação de recuperação.

Artigo 68 – A elaboração dos horários de recuperação e a duração das aulas, bem como a indicação dos professores, cabem à Direção do Colégio, ou, por delegação de competência, à Coordenação Pedagógica.

[…]

Artigo 70 – A partir do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, o desempenho do aluno, após os estudos de recuperação, é expresso mediante a média aritmética da nota do bimestre e a nota obtida no processo de recuperação. O aluno que atingiu os objetivos propostos terá a nota atribuída até no máximo de 6,0 (seis), desde que não haja prejuízo da nota anterior obtida no bimestre.

Parágrafo único: O aluno é considerado recuperado em um componente curricular, quando a média da nota bimestral somada à nota da recuperação for igual ou superior a 6,0 (seis).