ENSINO MÉDIO

  • Solidificação dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores;
  • Construção de uma base acadêmica que prepare o aluno para a vida universitária e para a profissão que escolher;
  • Motivação para a autonomia, o empreendedorismo, a ação solidária, a vivência cidadã  e a resolução de problemas;
  • reflexão sobre o futuro que se pretende construir, sem perder de vista os valores cristãos;
  • oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica da PUC-Campinas (PIBIC), no espaço da Universidade, despertando a vocação científica e incentivando talentos potenciais entre os estudantes, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas e supervisionadas por docente pesquisador.

 

PROFISSIONAIS RESPONSÁVEIS PELO SEGMENTO

Coordenador Pedagógico

Antonio Baraçal Prado Júnior

Orientador Educacional

Hernani Godoy Jr.

 

SISTEMA DE PROMOÇÃO E RECUPERAÇÃO DE ACORDO COM O REGIMENTO ESCOLAR

Do Sistema de Promoção

Artigo 63 – O aluno é considerado promovido, a partir do 4º ano do Ensino Fundamental  até a 3ª série do Ensino Médio para o ano/ série subsequente se, ao final do ano letivo:

Parágrafo único: Se obtiver nota igual ou superior a 6,0 (seis) em todos os componentes curriculares e frequência superior a 75% das horas totais, sendo que a nota anual de cada componente curricular é obtida a partir da soma das médias bimestrais dividida pelo número dos bimestres (4), conforme artigo 60 ou for deferido pedido de recurso endereçado à autoridade competente.

Do Sistema de Retenção

Artigo 64 – Após o processo de Recuperação do 4º. Bimestre, será analisada a média anual obtida e considerado retido o aluno que obtiver nota inferior a 6 (seis), em quatro ou mais componentes curriculares.

  • 1º: Os casos específicos serão avaliados pelo Conselho de Classe/Ano/Série que emitirá um parecer quando o aluno obtiver média 5,0 (cinco) em até 3 componentes curriculares, considerando a frequência durante o ano letivo, a participação e o comprometimento durante as aulas e nas recuperações bimestrais, o domínio dos conteúdos mínimos necessários para o ano/ série seguinte;
  • 2º – A nota do aluno considerado aprovado pelo Conselho de Ano/série será alterada para a nota 6 (seis) indicando sua promoção e o registro deverá constar no boletim do aluno.

Artigo 65 – É considerado retido o aluno que apresentar frequência inferior a 75% do total das aulas, independente das notas obtidas.

Do Processo de Recuperação

Artigo 66 – O aluno  com nota inferior a 6,0 em cada componente curricular é submetido a estudos de recuperação bimestral (contínua e paralela), durante os quatro bimestres do ano letivo.

I – A recuperação contínua é feita na própria sala de aula, no decorrer de cada período letivo, a partir das dificuldades observadas pelo professor

II – A recuperação paralela, realizada em período diverso, é oferecida para o Ensino Fundamental e Ensino Médio, dentro de cada bimestre, tão logo se esgotem as potencialidades do processo ensino-aprendizagem e recuperação contínua.

Artigo 67 – A recuperação se realiza mediante:

I – programação de acordo com a avaliação diagnóstica das dificuldades do aluno;

II – utilização de tarefas complementares sob a forma de ensino individualizado;

III – aulas extras para grupos de alunos, conforme as dificuldades diagnosticadas;

IV – uso de estratégias de ensino motivadoras, inovadoras e adequadas ao que se quer ensinar;

V- Avaliação de recuperação.

Artigo 68 – A elaboração dos horários de recuperação e a duração das aulas, bem como a indicação dos professores, cabem à Direção do Colégio, ou, por delegação de competência, à Coordenação Pedagógica.

[…]

Artigo 70 – A partir do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, o desempenho do aluno, após os estudos de recuperação, é expresso mediante a média aritmética da nota do bimestre e a nota obtida no processo de recuperação. O aluno que atingiu os objetivos propostos terá a nota atribuída até no máximo de 6,0 (seis), desde que não haja prejuízo da nota anterior obtida no bimestre.

Parágrafo único: O aluno é considerado recuperado em um componente curricular, quando a média da nota bimestral somada à nota da recuperação for igual ou superior a 6,0 (seis).

 

 

 

LISTA DE MATERIAL 2021

1ª SÉRIE- http://www.pioxii.br/wp-content/uploads/2020/11/1ª-SÉRIE.pdf

2ª SÉRIE- http://www.pioxii.br/wp-content/uploads/2020/11/2ª-SÉRIE.pdf

3ª SÉRIE- http://www.pioxii.br/wp-content/uploads/2020/11/3ª-SÉRIE.pdf

 

LIVRARIAS PARCEIRAS

SABER E LER – Livraria e Papelaria

Rua: Cristóvão Colombo, 366 e 374 – Bairro Vila Rossi – Campinas/SP

Telefone: (19) 3231-2672 e (19) 3231-7263

Site: www.sabereler.com.br

e-mail: contado@sabereler.com.br

 

LIVRARIA E PAPELARIA MODELO

Av. Francisco Glicério 1293 – Centro

Fones-(19) 3235-3977 /cel  19 996057929

Campinas

e-mail: modelopl@terra.com.br

 

 SITE  LIVRO FÁCIL – www.livrofacil.net

 

HORÁRIO DE AULAS 2021

http://www.pioxii.br/wp-content/uploads/2021/01/HORÁRIO-PIO-XII-2021-EM.pdf

CALENDÁRIO ESCOLAR 2021

http://www.pioxii.br/wp-content/uploads/2021/02/CALENDÁRIO-PAIS-2021.pdf